Nós aqui do MINDMARK sabemos como é difícil decidir o que estudar na faculdade e sabemos também que um dos principais métodos para fazer essa escolha é checar a grade curricular para nos inteirarmos de quais matérias são oferecidas, como isso conta no mercado e principalmente se tem a ver com o nosso perfil, fazendo nossos olhos brilharem – ou não. E é por isso que criamos esse post, para ajudar a clarear a mente de quem pensa em estudar Marketing e quer saber mais sobre alguns conteúdos abordados no curso.

Abaixo listaremos 5 filmes super instigantes, descontraídos e tranquilos que têm temas muito interessantes para entender, estudar e apreciar o marketing e suas ramificações.

1. O Diabo Veste Prada

filme5

Engana-se quem pensa que o filme estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway tem conteúdo voltado apenas para pessoas pertencentes ao mundo fashion. O longa é um clássico em diversas áreas, principalmente para estudar liderança e comportamento organizacional, duas disciplinas que, de modo geral, são exploradas no curso de Marketing, e que são ideais para o conhecimento pessoal e também empresarial. Além destas duas, conseguimos também encontrar no filme relações com a área de gestão de pessoas, como dress code, cultura, etc, tópicos muito importantes para entender e trabalhar com endomarketing e com muitas outras coisas.

Além de ser um ótimo entretenimento, o filme também é uma excelente fonte de aprendizado e contribui para entender melhor algumas matérias e vivências no mundo do marketing. Vale a pena assistir!

2. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

filme2

Um ponto que tanto um estudante quanto um profissional de Marketing nunca conseguirá escapar é estudar e entender o comportamento do consumidor, já que é ele o target e o objetivo é sempre satisfazer seus desejos e necessidades. E essa é uma disciplina essencial – e maravilhosa – que o curso de marketing proporciona.

E não há nada como um bom filme para ilustrar essa ramificação tão incrível e deliciosa de ser estudada. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom conta a história de uma jornalista shopaholic (comprador compulsivo) e nos permite uma análise muito interessante de compra afetiva e cognitiva, e como os consumidores reagem aos estímulos do marketing e a algumas palavrinhas específicas e chamativas como sale.

Se você curte uma comédia romântica mixada com uma boa reflexão, esse filme é uma boa dica para uma chill night.

3. Os Estagiários

filme1

Uma delícia de filme para assistir em qualquer momento! Com um elenco para lá de incrível, dentre ele Owen Wilson, Dylan O’Brien e Vince Vaughn, o longa se passa na sede da Google no Vale do Silício e é ideal para estudar e compreender de maneira leve um pouco dos tópicos abordados na disciplina de gestão de pessoas, tais como planejamento de pessoal, cultura, identificação, avaliação de desempenho, competências etc. Além disso, é ótimo para quem está em face de processo seletivo para estágio ou pretende se candidatar, afinal, o filme dá várias dicas – algumas diretas e outras indiretas – sobre como se diferenciar e se comportar em ocasiões semelhantes. Um filme incrível, super descontraído e com conteúdo interessante, vale a pena investir umas horinhas para assistir!

4. O Rei do Show

filme4

Perfeito para quem gosta de empreendedorismo, negócios e inovação, o filme é baseado na vida de P.T Barnum, um showman americano muito famoso por criar um circo e expor/divulgar suas hoaxes e pessoas com características raras, intrigantes e curiosas.

Há muitos aspectos relacionados ao marketing que podemos aprender com esse filme, como o fato de P.T conseguir ter um insight – depois de alguns erros – do que atrairia o público, um ponto importante, pois ele precisou entender os consumidores e o que eles gostavam para investir nessa ideia. Outra questão é a inovação e agregação de valor, bem como a liderança e outras competências que se estendem ao perfil visionário e resiliente.

O filme é um musical que conta com a participação de Hugh Jackman, Zac Efron e Zendaya, alguns dos atores mais amados de Hollywood, deixando tudo ainda mais divertido para poder ter uma visão ampla e absorver todos os conteúdos relevantes presentes nele.

5. Amor por contrato

filme3

Por último, chegamos a um dos filmes mais queridos dos estudantes e profissionais de Marketing: Amor por contrato. Ele retrata o poder que o marketing bem estruturado tem e o quão influente ele pode ser utilizando-se de motivações, estímulos, sentimentos etc.

A produção se resume em uma “família” (ou como chamamos: grupo de referência) promovendo e consequentemente vendendo – de forma indireta – alguns produtos de uma empresa através do marketing oculto, no qual eles usam de várias estratégias para atrair a atenção e despertar interesse em seus alvos.

Além de toda a história, o filme é super legal por conter muita informação sobre marketing, estratégias, habilidade de vendas e muito estudo do comportamento do consumidor, sem mencionar a pincelada no Marketing Oculto, um tópico muito interessante e eficaz quando usado de maneira certa, já que o conteúdo também nos leva a uma reflexão sobre até que ponto determinadas ações são éticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s