Quando falamos sobre Análise SWOT no post “ANÁLISE SWOT: aplicação além do corporativo”, mencionamos a sua importância para a gestão de uma empresa/negócio a partir da análise e diagnostico do ambiente interno e externo, dessa forma podendo notar o quanto essa ferramenta é necessária para um bom planejamento estratégico. Porém, nenhum planejamento é eficaz se a organização não tiver uma identidade bem definida.

Identidade? Isso mesmo! Assim como nós (pessoas físicas) possuímos RG, CPF, certidão de nascimento etc, documentos que resumem nossa existência, determinadas características e informações, uma organização também necessita dessa identidade, que por sua vez vai muito além do registro jurídico. E é aí que a missão, a visão e os valores entram!

Talvez você possa estar se perguntando o que isso tem a ver com Marketing, já que é um assunto muito voltando para a área de Administração. E eu te respondo, tem tudo a ver! De fato, as definições estratégicas contemplam parte do conteúdo de ADM, mas também são de extrema importância para o Marketing, afinal, é a partir dessas definições iniciais que é moldado todo o restante de um planejamento estratégico de marketing. Além disso, é importante lembrar que todo conteúdo deve ser tratado de forma interdisciplinar. Carlo Rovelli quando questionado sobre a aproximação que faz da filosofia e física, respondeu com uma frase digna e completamente coerente com esse parágrafo. “[…] Quanto mais aprendemos de forma interdisciplinar, melhor compreendemos as coisas. Einstein lia muita filosofia; Kant, Milton e Borges foram muito influenciados pela física… Manter a educação separada nos faz mais ignorantes.” (fonte: Revista Galileu)

De volta às definições estratégicas, nesse post iremos abordar dois dos três tópicos, a missão e a visão. Mas e os valores? Bom, eles terão uma atenção especial e serão detalhados em uma postagem todinha só para eles.

MISSÃO: é a razão da empresa existir; auxilia nas relações com os stakeholders e na pré definição dos objetivos da empresa, além de moldar todo o ideal de como serão feitos os trabalhos, métodos etc.

Ex.: FIAT – Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

VISÃO: é a visão de futuro da empresa; aonde ela quer chegar – ou como quer estar – em um período de longo prazo; é a definição dos objetivos.

Ex.: FIAT – Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

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