Todos sabem o poder que o Marketing de Influência tem tido nos últimos tempos e continua ganhando cada vez mais espaço no mercado. Parece algo recente, mas estamos inseridos nesse contexto do digital há muito mais tempo do que pensamos. Já passamos pela época dos youtubers, blogueiros, e agora estamos nos influenciadores digitais, que nada mais são do que a composição de todos esses e mais um pouco.

E é sobre isso que vamos falar hoje! Ainda seguindo a linha do especial das mulheres, conversamos com Gigi Grandin, a Digital PR e Talent Manager que é a cabeça por trás do sucesso de grandes nomes do mercado da influência. Qual é a melhor estratégia para alcançar o objetivo no digital? Por que o Marketing de Influência é uma das melhores formas de propagando nos dias de hoje? Contar uma história ou só fazer publicidade? Essas são algumas questões que serão respondidas nesse post.

Mas é claro que em plena véspera de dia das mulheres, não podemos deixar de mencionar a trajetória incrível e empoderada na carreira de Gigi – que para nós aqui do Mindmark é com toda certeza um grande case de sucesso. Se você tem vinte e poucos anos deve lembrar da época das blogueiras da Capricho, não é mesmo? Tínhamos os Colírios, a Galera Capricho e muitos eventos relacionados ao mundo teen – nós mesmas já fomos em muitos <3! Pois é, foi nesse momento que nossa convidada surgiu no mercado com seu e-commerce, mas como qualquer negócio é preciso uma boa divulgação, e ela super entusiasta, não queria uma simples e comum publicidade, queria ousar e fazer diferente. Foi então que começou a enviar seus produtos para as blogueiras que também estavam começando, como Jade Seba, Nah Cardoso e Gabi Lopes, para que elas pudessem experimentar e divulgar para seus seguidores. E isso foi o boom para as empresas começarem a se interessar por esse novo conceito de propaganda, transformando-a em uma das referências no mercado de influência brasileiro. Hoje, com sua própria empresa, Gigi é responsável por uma porção de influenciadores renomados e conta com uma grande cartela de clientes. Sensata e muito visionária, não concordam?

Agora já sabemos que quando o assunto é estratégia digital, Gigi arrasa! Por isso, aqui vão algumas palavras sábias que ela compartilhou com a gente!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRATÉGIA BEM DEFINIDA PARA O SUCESSO DO INFLUENCIADOR?

“Uma estratégia bem definida é a chave para o sucesso de qualquer profissional, não é muito diferente para um influenciador digital. Existem diversas carreiras, não apenas na internet, que são totalmente baseadas nas estratégias. No caso do digital temos vários exemplos, como a Gretchen, que não estava inserida nesse mundo, já que é de uma outra geração, mas a partir do momento em que ela virou um meme dentro da internet, sentiu que precisava de profissionais capacitados para transformar isso em uma alavanca para atingir novos públicos, novos alcances, nova influência e um novo tipo de conteúdo a ser criado. Foi uma estratégia tão bem-sucedida que ela até participou do clipe da Katy Perry, e hoje voltou a ser uma artista renomada.” – Gigi também cita outro case super interessante e um pouco menos conhecido dentro do universo online – “Outro case foi o Renato Aragão, que sempre foi muito famoso na TV, mas quando chegou nas redes sociais, precisou contar com o apoio de profissionais para entender como seria esse direcionamento e adequação ao novo ambiente.”

AINDA FALANDO DE ESTRATÉGIA, ESTAMOS VENDO MUITO DISSO DENTRO DO BBB 20. ATÉ QUE PONTO ESTABELECER UMA ESTRATÉGIA PARA O OFFLINE IMPACTA NO ONLINE?

“No caso do BBB, grande parte dos influenciadores ali traçaram uma estratégia para impulsionar ainda mais a carreira. Um dos cases de maior sucesso ali dentro é a Manu Gavassi, que fez uma preparação muito empenhada. Ela tem controle e inteligência emocional, e é muito interessante ver o quão longe isso está elevando sua visibilidade nas redes. Com isso podemos perceber que é possível alcançar os objetivos tendo uma estratégia correta e um bom caminho traçado.”

O MARKETING DE INFLUÊNCIA ESTÁ GANHANDO CADA VEZ MAIS RELEVÂNCIA, PARA VOCÊ, QUAIS OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR NESSE SEGMENTO?

“Eu costumo comparar o influenciador com a TV aberta, que produz diversos conteúdos para que o público esteja entretido e presente, em contrapartida, ela faz com que eles assistam os comerciais que estão ali dentro. É uma troca que funciona, o que as pessoas não conseguem entender é que o influenciador leva o mesmo estilo de vida que qualquer veículo de mídia gratuita, se dedicando 24 horas por dia, construindo credibilidade e precisa ser remunerado de alguma forma. Hoje, o marketing de influência é um dos meios mais baratos que existe para fazer anúncio. Uma campanha off publicitária gasta 10 vezes mais do que investir em um influenciador, além de não ter o mesmo alcance e a qualidade de proximidade dedica ao conteúdo.” – para finalizar, Gigi completa com uma visão do cenários nacional – “Estamos em transição, apesar da internet ter muita força, a TV ainda é mais relevante, principalmente no Brasil. Mas mesmo assim, a melhor forma de divulgar alguma coisa hoje, na minha opinião, é através do Marketing de Influência.

É incrível o quanto que podemos extrair de um assunto que está tão presente no nosso cotidiano, mas mesmo assim não é muito falado, pelo menos não da forma que deveríamos discutir, com a visão de mercado!

É  importante ressaltar que a verdade é a principal ferramenta para criar conteúdo. Por isso, se pensa em ser um influenciador digital ou começar atuar na área de influência, a melhor estratégia e dica que damos é: seja você mesmo! Os nativos digitais gostam disso, e é a partir desse pensamento que começamos a traçar novas ideias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.